Apenas três deputados compareceram à Aleac
O plenário da Assembléia legislativa do Acre (Aleac) só não ficou totalmente vazio por que três parlamentares compareceram. E eles ficaram ali, aguardando o início da sessão, até que o horário regimental expirou.
Buscamos justificativas para a ausência de tantos deputados, mas nem a assessoria da casa, nem os parlamentares que estavam presentes souberam responder. Muitos sem dúvida, estão acompanhando seus candidatos ao governo, na reta final de campanha de segundo turno.
Questionados sobre a presença, os deputados Luiz Tchê (PDT) e Major Rocha (PSDB) comentaram que o compromisso deve continuar com o atual mandato, já Chico Viga, disse que cumpria tabela indo à sessão. “Os parlamentares que ainda estão no mandato tem compromisso maior aqui na Aleac. No meu ponto de vista nada justifica a falta nos dias de sessão”, comentou o deputado Major Rocha (PSDB). O deputado Luiz Tchê (PDT) informou que na parte da tarde se dedica à campanha “vou fazer política a tarde, quando não tem sessão. Acho que a gente deve cumprir com nossa obrigação de estar aqui na Aleac”, comentou.
Um destaque para mais esse dia de falta em expediente legislativo é a ausência dos seis deputados que foram reeleitos. Teoricamente eles tem mais motivos que os outros para comparecer, no entanto, ignorando isso, entraram no ‘bolo’ dos 21 parlamentares que não foram trabalhar.
O que esperar das sessões até o fim do mandato? Torcer para que o bom senso fale mais alto e os representantes do povo retomem com o compromisso de honrar o salário, nem que seja cumprindo tabela, como disse um deles.