No campus da Universidade Federal do Acre, em Rio Branco, o movimento de operários é grande. Faltam quase duas semanas para o início de mais uma reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a SBPC.
Pela primeira vez, o estado sedia o maior evento científico da América Latina. “É a nossa Copa da ciência, tecnologia e inovação. A Ufac está preparada para receber o evento na parte estrutural e estamos na fase de mobilização”, declarou Guida Aquino, coordenadora local do evento.
A expectativa é que entre 10 a 15 mil pessoas circulem pelo campus durante a realização da SBPC. Pelo menos três mil participantes são de outros estados do país. Mas a rede hoteleira da capital acreana é insuficiente para receber tantos visitantes. São pouco mais de duas mil e seiscentas vagas que já estão reservadas. A alternativa encontrada pela organização do evento são os motéis da cidade. Três estabelecimentos já foram sondados.
Até agora, nove apartamentos de um motel estão reservados. O custo durante a semana do evento pode chegar a R$ 45 mil em diárias. Nem mesmo a locação vai ser suficiente para suprir a demanda.
A coordenadora local e também vice-reitora da universidade afirma que a situação já ocorreu em edições anteriores e não vê nenhum problema nessa ‘estadia inusitada’. “Na reunião de Belém, no Pará, muitas pessoas se hospedaram[em motéis] por causa da rede hoteleira. As pessoas têm que se sentir extremamente à vontade onde conseguir a hospedagem aqui em nosso município”, finalizou.