A decisão foi tomada devido a diminuição dos casos de coronavírus e síndromes gripais
A Urap Maria Barroso, localizada na avenida sobral do bairro Sobral, vai deixar de ser unidade de referência para casos de covid-19 e para síndromes respiratórias a partir de quinta-feira (08), a decisão foi tomada devido a diminuição dos casos de coronavírus e síndromes gripais em Rio Branco.
A Coordenadora da vigilância sanitária Socorro Ribeiro relata sobre a decisão e a volta da unidade em suas ações de rotina. “A Urap Maria Barroso está há uns três meses como referência pra síndromes gripais e covid, e nesse momento estamos numa grande redução dos casos de covid e síndrome gripal também, o que levou a gestão, a secretaria, com os demais secretários e técnicos, avaliar e tirar a unidade de referencia para ter as ações de rotina como ela já vinha desenvolvendo”.
A coordenadora diz ainda que nesta sexta-feira (02), está ocorrendo higienização na Maria Barroso, para que retorne na próxima semana com todos os atendimentos normalizados. “E hoje, durante o dia, estamos fazendo satanização, todo o processo de higienização na unidade que é pra a partir de quinta feira já voltar com todos os atendimentos normais, pra todos os agravos, consulta médica, gestantes, vacina, todas as ações de rotina que as demais unidades fazem, a URAP Maria barroso vai voltar a fazer a partir de quinta-feira”.
Socorro Ribeiro salienta que se alguém estiver com sintomas de covid ou síndrome gripal pode se dirigir a qualquer URAP para ser atendido, inclusive a Maria barroso, porém esta terá novamente o atendimento normalizado de outros setores. “Vai ficar na rotina de todas as unidades testes disponível, as pessoas com síndrome gripal, suspeita de covid, pode ir a qualquer uma de nossas unidades que lá será testado e será atendido, terá o procedimento normal”, conclui.
A Urap estará fechada na segunda (05), terça (06) e quarta (07), devido aos feriados da semana, retornando na quinta-feira (08) já com todos os serviços.
Com informações de Jardel Angelim para a Tv Gazeta