No Acre, quase metade dos incêndios florestais estão nos dois municípios de Feijó e Tarauacá
No Acre, quase metade dos incêndios florestais estão nos dois municípios de Feijó e Tarauacá – que lideram o ranking de queimadas. No Brasil, o município de Feijó ocupa a 10ª posição com mais registro de focos de queimadas.
Mas o fogo está presente em todas as regiões do Estado. O maior sinal é a fumaça que atinge diretamente os moradores com a baixa qualidade do ar. Com isso, se multiplicaram os casos de problemas respiratórios em postos e hospitais.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Rio Branco, a fumaça que invadiu a capital vem das queimadas rurais. Neste ano houve uma redução de incêdnios na parte urbana.
No mês de agosto foram 170 registros de terrenos baldios em chamas. Já em 2021, esse número foi 60% maior, com 475 registros.
“Também temos os nossos fiscais que estão nas ruas, orientando, buscando qualquer tipo de focos em nosso cidade. Eles estão presente na cidade 24 horas por dia e sete dias na semana. Dessa forma, estamos presentes nos quatro canto da cidade”, explica o secretário de meio ambiente, Carlos Nasseralla.
Segundo o secretário de meio ambiente, o que fez reduzir as queimadas urbanas foi o trabalho de limpeza de terrenos baldios e a intensificação da fiscalização. A preocupação da Prefeitura agora é monitorar as áreas rurais, pois os produtores aproveitam o mês de setembro para colocar fogo na mata derrubada e também prepara o terreno para o plantio em outubro, quando temos a volta das chuvas.
“Pedimos encarecidamente que a nossa população evite queimadas a qualquer coisa, mesmo em um terreno pequeno que evite de queimar, para não propagar a fumaçã, pois prejudica a saúde de todo acreano”, finaliza o secretário.
Com informações de Adailson Oliveira para TV Gazeta