A viagem ocorrerá nos dias 9,10,11 de novembro
A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) deve gastar mais de R$ 250 mil com a viagem de deputados estaduais para Recife, no estado do Pernambuco. O destino tem como objetivo a participação na 25° conferência da União Nacional dos Legisladores (Unale). A viagem ocorrerá nos dias 9,10,11 de novembro.
Todos os 24 deputados foram convidados a participar do evento, se eles disserem sim a viagem, o custo será alto, pois apenas as diárias dos deputados serão de quase 150 mil e com passagens mais 70 mil.
O deputado Luiz Tchê (PDT) é secretário na Unale, ele disse que o gasto não é tão alto quando se percebe o benefício. Além disso, Tchê disse que os está chamando até os deputados eleitos em 2 de outubro, que ainda nem tomaram posse para participar do evento, mas com o custo bancado por cada um deles.
“Rapaz, eu acho que não. Muitas vezes você vai fazer um projeto que vai beneficiar toda a nossa população, como por exemplo a CNH Social, tirei esse projeto de uma viagem para Minas Gerais, onde participei de uma Assembleia”, explica Tchê.
O presidente da mesa diretora, Nicolau Júnior (PP), disse que ainda não existe a previsão de gastos, porque não sabe quantos deputados vão participar, mas espera todos. Até mesmo quem não se reelegeu vai poder ter essa última viagem com tudo pago.
Vale salientar que não são apenas os deputados que irão participar desse congresso, alguns servidores da Aleac também vão receber o benefício. De acordo com o presidente da Aleac, Nicolau Júnior, para que eles pudessem viajar, foi economizado dinheiro o ano todo.
O custo de uma viagem como essa pode ultrapassar os 250 mil reais. Esse dinheiro daria para o Estado tirar a fome de 4.166 mil famílias com a compra de 4 mil cestas básicas, como aquelas que foram doadas pelo Governo para as crianças que ficaram sem merenda escolar durante a pandemia.
“O convite é para todos, mas esse, venho me organizando desde da primeira gestão com a casa. A gente economiza, faz o feijão com o arroz. Cada parlamentar hoje no Acre, tem uma oportunidade de prestar o seu trabalho”, afirma o presidente.
Como a Assembleia Legislativa não divulga os gastos na página de transparência, e os órgãos de investigação ficam em silêncio, vai ser difícil descobrir no final o valor da gastança do dinheiro público.
Com informações de Adailson Oliveira para TV Gazeta