No mês de março desse ano, 80% dos bairros do município foram invadidos pelas águas
A prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia (PDT), começou a preparar o plano de contingência para uma possível cheia do rio que leva o mesmo nome da cidade. No mês de março desse ano, 80% dos bairros do município foram invadidos pelas águas.
Porém, vale salientar que nesse ano de 2022, se o rio encher da mesma forma anterior, o número de áreas e de famílias afetadas será muito maior. A prefeita informou que mais de 200 famílias estão morando em áreas de invasão que foram invadidos após a cheia. Eles aproveitaram o retorno dos desabrigados e foram se instalando em áreas de mata na margem do rio.
Segundo informações de Maria Lucinéia, essas invasões não param e estão ocorrendo as margens do rio Tarauacá. Principalmente, em locais que são de preservação ambiental e também são alagadiças. Ela conta que não consegue resolver sozinha esse tipo de ação que é criminosa.
A prefeita disse que informou a Polícia Civil que existem pessoas vendendo lotes nessas áreas, mesmo sabendo que são de risco.
É importante lembrar, que 90% dos bairros de Tarauacá não têm rede de esgoto, os detritos correm em valas que ficam na frente das casas. Além disso, quando o rio enche e chega nas residências leva várias doenças.
Com a alagação do início do ano muitas ruas foram destruídas, a prefeitura ainda nem recuperou a infraestrutura desses locais e se encontra preocupada com a próxima enchente.
“A gente está tentando tirar essas pessoas desses locais. Hoje, estamos trabalhando já em fazer casas. Nós também conseguimos alguns terrenos através do Governo do Estado. É nesse local que a gente vai fazer algumas moradias, que desde de 2014 foram tiradas de suas casas devido as enchentes que teve, ninguém havia feito casa para essas pessoas, sendo que o município assumiu o aluguel social “, afirma a prefeita.
Com informações de Adailson Oliveira para TV Gazeta