A redução no número de notificações é comparado ao mesmo período de 2021
Rio Branco apresentou redução tanto no número de notificações quanto no número de casos de dengue até novembro de 2022, se comparado ao mesmo período de 2021, de acordo com o balanço parcial divulgado pela vigilância em saúde. Em 2021, foram 11.965 notificações, destas, 5.601 confirmadas. Até novembro do ano passado houve o registro de 1.298 notificações, sendo 217 confirmadas. A redução é de 90% nos casos de dengue na capital.
Para o coordenador da vigilância, Leandro Siqueira, a redução ocorreu através de estratégias adotadas pelo município. “Essa estratégia multidisciplinar foi realizar a limpeza de todos os bairros, a gente faz a limpeza e reduz o criadouro do município”, informou.
No ano passado, o levantamento de índice rápido para aedes aegypti ficou em 6% frente aos 8,9% do ano anterior. A região do bairro João Eduardo apresentou a maior porcentagem, 9%, enquanto a regional do Calafate, a menor, 2,7%.
O coordenador de vigilância disse que o local em que mais se proliferam os mosquitos da dengue são em caixas d’água, portanto é necessário realizar o fechamento desta e também realizar a limpeza no local.
Com informações de Marcio Souza para a Tv Gazeta