Presidente aprovada em votação, Adriana Rogério, ingressou com um mandado de segurança para garantir a sua posse
Os professores do município de Senador Guiomard se preparam desde outubro de 2022 para dar posse aos novos membros do conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Acontece que depois de escolhido os membros, a prefeitura cancelou a eleição e marcou uma nova para essa quarta-feira (08). A presidente aprovada em votação, Adriana Rogério, ingressou com um mandado de segurança para garantir a sua posse.
“Após essa eleição,a prefeitura optou por cancelar o processo eleitoral, informando que haveria erros durante a elaboração do processo. Esse processo foi elaborado pela própria prefeitura, realizado pela própria prefeitura, eu apenas fui uma das candidatas. E aí os problemas iniciaram, a gente entrou com vários recursos, ofícios, onde não fomos ouvidos”, afirmou Adriana.
Por ser da linha de oposição a prefeita Rozana Gomes, Adriana acredita que existe um esquema para afastá-la do conselho. A prova é que na eleição marcada para essa quarta (08), seu nome foi retirado pela prefeita.
O Juiz de senador Guiomard, Afonso Brana, suspendeu a eleição e pediu informações a prefeita, queastionando o porque a presidente escolhida pelos membros não pode assumir o conselho do Fundeb.
Em regra geral, os membros do conselho não podem ter vínculo com os gestores, porque estão nesse papel para fiscalizar a aplicação do dinheiro público. Para Adriana Rogério, que já foi secretária de educação na adminstraçaõ anterior, a prefeita Rozana Gomes pretende colocar no conselho um dos mais importantes do município, alguém que possa manipular.
Assim que a prefeitura repassar as informações, vai ficar a cargo do judiciário definir quem vai assumir a presidência e vai fiscalizar os resursos do fundeb, que se trata do fundo que mantém os salários e parte dos custos da educação, o conselho é quem acompanha e fiscaliza a aplicação desse recurso.
Informações de Adailson Oliveira para TV Gazeta