A fiação elétrica da Praça da Revolução foi furtada 50 vezes nos últimos dois anos
Após seis dias com semáforos sem funcionar em Rio Branco, um grupo de vereadores cobram investigações sobre furto de fios na capital. O município não é uma cidade grande, como são vários flagrantes de pessoas furtando, pode seguir e descobrir quem está comprando esses fios.
“Eu acho que é falta de interesse também, porque se não tiver para quem vender, tenho certeza que não vai ter roubo, se não ter quem comprar. Pois qual seria o motivo de roubar, se não tem para quem vender. Dessa forma, é necessário ir atrás das pessoas que compram esses roubos”, afirma o vereador Francisco Piaba (Democratas).
O vereador João Marcus Luz (MBD), chegou a propor que a Prefeitura dê uma recompensa de R$ 1.000 mil para quem ajudar a polícia a chegar aos receptadores do cobre furtado. Se a população ajudar, chega-se mais rápido em quem patrocina tantos prejuízos ao município.
“A nossa maior preocupação não é com as pessoas em situação de rua que estão furtando os fios, são com os receptadores, que até agora, a Polícia Civil, Poder Público e Justiça ainda não deu nenhuma resposta a sociedade”, diz Luz.
Os motoristas são umas das pessoas que sofrem ao chegar no Centro da capital, pois fica esperando qual semáforo vai funcionar, porque devido ao roubo de furtos de fios e cabos, faz-se com que vários semáforos parem de funcionar ao mesmo tempo.
Outro fator que prejudicou, foi o desfile dos blocos de carnaval no Centro de Rio Branco, que atrasou em mais de uma hora, porque os fios e equipamentos elétricos foram furtados, poucos minutos antes da festa.
A fiação elétrica da Praça da Revolução foi furtada 50 vezes nos últimos dois anos. A Prefeitura de Rio Branco gastou mais de R$ 5 milhões no ano passado repondo os fios e cabos roubados de semáforos, prédios públicos e até postos de saúde. As pessoas em situação de rua aparecem como os maiores suspeitos dos furtos.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), o prejuízo está muito pior, pois antes, a pessoa subia no poste e arrancavam os cabos, agora, eles veem na caixa do controlador e puxam todos os fios, e com isso, danificam também a fiação do equipamento.
Sem nenhuma resposta da Polícia Civil sobre esses crimes, o prefeito da capital acreana, Tião Bocalom (Progressistas), está pedindo socorro a Secretaria de Segurança Pública.
“Precisamos fazer alguma coisa. A gente apela para que a Secretaria de Segurança Pública nos ajudem a diminuir a situação. Olha o que aconteceu com os semáforos. Além disso, coloca em risco a vida das pessoas quando você desliga os semáforos. Não foi apenas uma noite, foram duas seguidas. O nosso apelo é que a gente precisa fazer alguma coisa”, finaliza Bocalom.
Com informações do repórter Adailson Oliveira para TV Gazeta