A comissão de Defesa de Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio do Projeto de Atuação Nacional Inclusão Social e Produtiva das Catadoras e dos Catadores de Materiais Recicláveis, realiza, na quinta-feira (30), o Seminário Estadual Pró-Catador. O evento será realizado no Palácio da Justiça, em Rio Branco.
No âmbito do MPAC, o evento integra o conjunto de ações desenvolvidas pelo projeto Cidades Saneadas, idealizado e executado pela Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente e suas respectivas promotorias. A iniciativa também envolve promotores de Justiça que atuam na defesa dos Direitos Humanos e na esfera da Habitação e Urbanismo.
“Durante o seminário, vamos discutir, sobretudo, as ações necessárias para a inclusão sócio produtiva dos catadores e catadoras de matérias recicláveis e o encerramento dos lixões existentes no estado”, explica Patrícia Rêgo.
Encontro de Catadores
O Seminário Pró-Catador será precedido pelo II Encontro de Catadores da Amazônia Legal (Ecal), realizado na terça e quarta-feira (28 e 29), na Escola Jornalista Armando Nogueira.
O encontro vai reunir, no estado do Acre, uma estimativa de 120 participantes provenientes dos nove estados da Amazônia Legal, Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte dos estados de Mato Grosso e Maranhão. O Acre será representado por 60 catadores dos 22 municípios do estado.