Estrelão fatura a taça da competição pela 48ª vez
Foto: Manoel Façanha
O título do Campeonato Acreano 2023 foi decidido nesta segunda-feira (1), no Estádio O Florestão. O Rio Branco derrotou o Humaitá por 1 a 0 e chegou à sua 48ª conquista estadual. Thiago Dunha marcou de pênalti o gol do triunfo do Alvirrubro.
As equipes chegaram ao jogo decisivo na última rodada do returno empatadas em número de pontos (10) com o Humaitá levando vantagem do empate devido ao critério de desempate por saldo de gols. Desta forma o Estrelão entrou em campo com a estratégia de propor o jogo enquanto o Tourão de Porto Acre optou por ser mais cauteloso e jogar nos contra ataques.
No primeiro tempo da disputa a equipe treinada por Ulysses Torres foi responsável pelas melhores oportunidades, principalmente com Alifi, Thiago Dunha e Marllon. O Humaitá pouco chegou ao ataque e as equipes foram para o intervalo sem marcar gols.
No segundo tempo o cenário permaneceu inalterado. O Rio Branco se lançava mais ao ataque enquanto a equipe do interior esperava o momento certo para tentar as ofensivas. De tanto insistir a equipe do José de Melo conseguiu tirar o zero do marcador. Aos 18 minutos, Marllon fez excelente jogada pela esquerda, passou por três adversário e só foi parado com falta de Pissica dentro da área. O árbitro da partida, José Costa Lima, não titubeou e marcou a penalidade máxima. Thiago Dunha bateu no cantinho e fez o gol do título.
Em desvantagem no marcador o Humaitá resolveu mudar a postura e se lançou com tudo ao ataque, mas o Rio Branco de impôs com eficiência na defesa e manteve a vantagem até o apito final.
Com o resultado o Estrelão levantou a taça do Campeonato Acreano pela 48ª vez na história da competição. Foi a 18ª conquista no período pós profissionalização. Além disso o Alvirrubro levou pra casa um automóvel zero km no valor de R$ 92 mil como prêmio oferecido pela Federação de Futebol do Acre (FFAC). Em 2024 a equipe irá representar o Acre nas competições nacionais (Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Série D). Sem calendário para o time profissional no restante do ano de 2023 as atenções se voltam para as competições de base até o final da atual temporada.
Por outro lado, o Humaitá entra em campo já no domingo (7), pela estreia no Campeonato Brasileiro da Série D. O Tourão de Porto Acre vai enfrentar o São Raimundo-RR, no Estádio O Florestão, às 16h (horário do Acre).