Trabalhadores rurais acusam secretário de Agricultura do município de desvio de combustíveis
Com informações de Adailson Oliveira para a Tv Gazeta
Os vereadores da base do prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, do Progressistas, não se atentaram, e quando perceberam tinham aprovado o pedido de audiência pública convocando o secretário de Agricultura do município, Erancides Caetano. No mesmo requerimento o convite foi estendido ao prefeito.
A Prefeitura vai ter que explicar as denúncias apresentadas pelo presidente do Sindicato dos trabalhadores Extrativistas, Josa Ferreira, disse que nas obras dos ramais houve desvio de combustíveis. Segundo ele, apareceram notas de abastecimento de máquinas que estão paradas, e as obras nos ramais ficaram inacabadas ou foram mal executadas. Além disso, tem ainda a denúncia de crime ambiental onde nove castanheiras foram cortadas e a madeira usada para recuperar pontes.
A autora do requerimento, a vereadora Elzinha Mendonça, disse que está com medo de os vereadores da base esvaziarem a audiência pública que será realizada nessa sexta-feira. O prefeito Tião Bocalom chegou a ficar irritado quando soube da aprovação.
Por se tratar de um convite, o prefeito e o secretário Eracides Caetano, pivô das denúncias, não compareceram nesta sexta-feira à audiência pública. A vereadora convidou também para a audiência o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Defensoria Pública e os denunciantes, que são produtores de vários ramais ao longo da Estrada Transacreana.