A visita se dará no município de Brasiléia
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vem ao Acre nesta sexta-feira (19), para participar de um seminário sobre crimes nas áreas de fronteiras, na cidade de Brasiléia.
Esse município foi escolhido porque é um dos locais que sofre com a ação do crime organizado. Nos últimos dois anos, foram mais de 20 homicídios por conta da disputa por espaço entre facções criminosas.
O responsável por organizar a vinda do ministro é o senador Sérgio Petecão (PSD), que explicou a existência de um projeto de integração das forças de segurança federal, estaduais e municipais, e afirma que se o país quer reduzir a violência, precisa ter mais controle nas fronteiras.
“Eu tenho que agradecer ao ministro Flávio Dino que aceitou esse desafio”, diz o senador.
Dino quer a implementação do Sistema Único de Segurança Pública e quer discutir, com os estados e municípios que ficam na fronteira, qual a melhor forma de combater o tráfico de drogas, a entrada de armas e o roubo de veículos.
No encontro participarão representantes dos governos do Acre, Rondônia e Mato Grosso, secretários de Estado e autoridades de Segurança Pública que atuam nas regiões fronteiriças da região Norte.
O senador disse também que o trabalho de fiscalização na fronteira é complexo, por ser uma área muita extensa e em região de floresta. Mas que existe um outro problema: os governos precisam criar empregos para fazer com que os jovens não se transferiam tão facilmente para as organizações criminosas.
“A nossa juventude virou refém das facções criminosas. Temos que olhar por esse lado também. A vinda do ministro é uma oportunidade para fazer um grande debate”, finaliza Petecão.
Com informações do repórter Adailson Oliveira para a TV Gazeta