O informativo foi divulgado pelo Ministério Público do Acre
Considerando o primeiro quadrimestre de 2023, o relatório mostra que a incidência de mortes violentas intencionais (MVI) aumentou 5,7% no Estado, nos comparativos com o mesmo período do ano anterior. Os dados têm como fonte a Polícia Civil do Acre e o informativo foi publicado no dia 9 de maio, pelo Ministério Público do Acre (MPAC).
No interior, os maiores números são de Senador Guiomard (6), Cruzeiro do Sul (6), Sena Madureira (5), Feijó (4) e Epitaciolândia (4). Outras informações relatam que 93% dos crimes são cometidos por arma de fogo e 56,8% tem autoria conhecida. Além disso, direta ou indiretamente, a principal causa ainda são conflitos de facções criminosas.
Quanto aos registros de roubos ocorridos no Estado do Acre, houve uma redução de 8,7%. Já em Rio Branco, a queda foi de 9%.