Na próxima semana é a data de pagamento da remuneração dos vereadores de Rio Branco e eles vão receber, além do salário, verba de gabinete, combustível, três veículos e os auxílios saúde e alimentação, que juntos somam R$ 4 mil. Com os benefícios, a Câmara de Vereadores vai gastar a mais um valor que ultrapassa R$ 1 milhão anualmente.
Essa novidade para o bolso dos vereadores foi votada e aprovada sem chamar atenção, e só foi descoberta quando saiu no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE) desta segunda-feira (15), já sancionada pelo prefeito Tião Bocalom (PP).
Durante a sessão que aconteceu nesta terça-feira, 16, nenhum parlamentar quis comentar sobre os auxílios que passam a receber nesse mês.
Os auxílios foram aprovados logo após os vereadores abrirem mão de um aumento salarial de 45%. Com a apuração do Ministério Público do Acre (MPAC) a respeito do reajuste e a repercussão negativa nas ruas, a solução foi montar um plano B ao criar um recurso paralelo ao salário.
Dessa forma, é necessário esperar se os órgãos de fiscalização e investigação vão apurar se a lei é ilegal ou só imoral.
Com informações do repórter Adailson Oliveira para a TV Gazeta