Foto: Getty Images
“Homecoming: A Film by Beyoncé”, lançado em abril de 2019, é um documentário produzido pela Netflix e mostra os bastidores do aclamado Coachella 2018, onde Beyoncé foi a atração principal. Popularmente conhecido como Beychella, o show foi mais um divisor de águas na carreira da Abelha Rainha.
Com mais de duas horas de duração, o longa expõe todo o processo criativo do show, ensaios e detalhes da privacidade da Sra. Carter – o que não é tão comum de se ver, pois ela é reservada quando se trata da vida pessoal.
Em duas noites de apresentações, Beyoncé mostra que é a maior e melhor performer viva. Sendo a primeira artista afro-americana a ser atração principal do festival desde sua criação, em 1999, ela traz muito da cultura negra, desde as danças até os figurinos.
O que a Netflix propôs não foram apenas imagens do show, mas, também, todo o processo até a primeira noite de apresentação; da seleção de dançarinos ao ensaios exaustivos. No longa, Beyoncé também fala sobre a gravidez complicada dos gêmeos Sir e Rumi, e do sacrifício de voltar ao seu corpo normal após a gestação. Jay-Z, marido da cantora, também aparece algumas vezes no documentário, além da filha mais velha do casal, Blue Ivy.
Paralelo com o documentário, a cantora liberou o álbum ao vivo HOMECOMING: THE LIVE ALBUM. Como de costume, o material foi recebido com chuva de aclamação pela crítica especializada, atingindo nota 95 no site Metacritic.
O Beychella é considerado, por muitos, a maior manifestação cultural do Século XXI. Que a Beyoncé é uma das maiores artistas do nosso tempo nós já sabíamos, mas o festival serviu para mostrar, mais uma vez, que a Abelha Rainha sempre pode surpreender a todos, gerar impacto e influência para as próximas gerações.