Os vereadores de Rio Branco votaram nesta quarta-feira, 12, no projeto que aumenta o número de parlamentares para 21 na Câmara da capital. Porém, a matéria vai passar por uma segunda votação com o espaço mínimo de dez dias para que os interessados contra a decisão possam aprender recursos, a votação deve acontecer em agosto quando os vereadores voltarem das férias do meio do ano.
“Temos o estudo programado desde 2017, agora nós votamos no aumento da quantidade de vereadores para 21. Votação para primeiro turno e esperamos que depois do recesso votemos no segundo turno”, comenta Raimundo Neném (PSB), presidente da Mesa da Diretora.
A Mesa Diretora explica que o munícipio não vai gastar com mais recursos com os possíveis novos quatro vereadores. O dinheiro repassado para a Casa legislativa, chamada de duodécimo continua o mesmo, o que vai acontecer é uma divisão maior para pagar salários dos parlamentares, dos assessores, aluguel de salas e veículos.
A outra vantagem para os vereadores e futuros candidatos é que o quociente eleitoral, a quantidade mínima de votos para se eleger vai baixar, são mais chances para quem sai em busca dos eleitores.
Com informações do repórter Adailson Oliveira para a TV Gazeta.