A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco – SEMSA, lança neste sábado, 22, na Unidade de Referência de Atenção Primária – URAP do São Francisco,o segundo dia D de vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Desta vez, além das vacinas estarem disponíveis nos Centros de Saúde e URAP’s, unidades volantes vão levar as doses de casa em casa.
O objetivo da campanha, esclarece a secretária de Saúde de Rio Branco Marcilene Alexandrina, “é garantir a maior cobertura vacinal possível e para isso, cerca de cem pessoas vão estar mobilizadas nos postos fixos e volantes”.
Contra a poliomielite a meta é alcançar 29.101 crianças entre 6 meses acinco anos de idade. Contra o sarampo, o objetivo é vacinar 24.543 crianças.A vacinação prossegue até o dia 28 de novembro em todas as unidades de saúde da capital.
A secretária Alexandrina, destaca que segundo a determinação do Ministério da Saúde, para as crianças com alergia ao leite de vaca, a vacinação ocorrerá posteriormente contra o sarampo. Explica que o Ministério da Saúde orientou as secretarias estaduais e municipais de saúde que evitem vacinar as crianças com o produto fornecido pelo laboratório Serum Institutte of India Ltd. A iniciativa é uma medida de precaução, devido à presença do componente lactoalbumina hidrolisada nas doses fornecidas pelo laboratório.“Os pais ou responsáveis que levarem as crianças aos postos de saúdeneste sábado, serão questionados sobre uma possível alergia ao leite de vaca. Se a criança não tiver registro prévio de alergia, receberá a dose da vacina normalmente”.