O Dia do Idoso é comemorado no dia 1° de Outubro e deveria ser uma data para divulgar informações sobre saúde, dignidade, direitos e mostrar a importância da pessoa idosa para a sociedade. Porém, não foi o que família do senhor Hélio de Oliveira Guedes, de 63 anos, relata que vivenciou.
No dia 30 de setembro, a sobrinha da vítima, Lívia Guedes, afirma que o senhor Oliveira foi agredido pelo Kayronn de Oliveira Silva, que é cargo comissionado da Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), com soco desferido no rosto por motivo fútil e torpe, durante um pagode realizado no Bar da Piscina na Associação Atlética do Banco do Brasil.
A sobrinha estava presente no local e relata que não percebeu nenhuma confusão antes, para que a agressão fosse feita. “Ele realmente agiu com total força e total convicção do que estava fazendo. Não prestou socorro e passou pela gente, e alguns seguranças tiraram ele do momento e depois foi carregado por amigos. Ele permaneceu no local do ocorrido, ainda ficou chamando o meu esposo no grupo de mensagens para brigar, pois ele estava o aguardando na AABB na parte de baixo”, diz Gueses.
Depois da agressão, a família acrescenta que o suposto agressor provou uma violenta queda que deixou o senhor Hélio Oliveira desfalecido e sem respiração no chão do ambiente. ” Só não veio a óbito devido ao atendimento de primeiros socorros utilizando-se a técnica de Reanimação Cardiopulmonar – RCP com respiração boca a boca e massagem cardíaca”, diz a sobrinha.
Após recobrar a respiração e certa movimentação dos membros a vítima foi levada ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco onde, por meio de exames, contatou-se que ele teve um AVC isquêmico, provocado por obstrução de uma artéria cerebral, que a paralisia total do seu lado direito do corpo, além da impossibilidade da fala.
Já neste domingo,01, o idoso foi transferida para o Hospital Santa Juliana, onde na segunda-feira,02, foi submetido à uma cirurgia de emergência por causa do início do processo de inchaço no cérebro e atualmente encontra-se intubado na UTI do Hospital em estado grave de saúde, com risco de perder a vida a qualquer momento.
A família também relata que foi emitido um Boletim de Ocorrência e nesta quarta-feira,04, houve uma na Delegacia de Polícia Civil de Tucumã, para coleta das informações do autor da agressão, dos comunicantes do boletim, das testemunhas e familiares do senhor Oliveira.
Suposto agressor
O site Agazeta.net entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre), para obter mais informações do Kayronn de Oliveira Silva, que é cargo comissionado da pasta, mas até o momento segue na espera de mais informações.
Apesar do órgão ainda não ter disponibilizado mais informações até o momento, o suposto agressor, que diz ser vítima, se pronunciou sobre o caso. Ele afirma que desconhece o motivo da agressão e que o senhor, de repente, foi em sua direção e lhe deu um soco.
“Eu estava no pagode quando esse senhor me agrediu com um murro no queixo. Como reação, revidei o soco que tinha levado, agindo em minha legítima defesa como forma de cessar a agressão injusta que sofri”, comenta Silva.
No dia seguinte ao ocorrido, Kayronn Silva registrou um boletim de ocorrência contra o senhor Hélio Guedes e requereu imagens das câmeras de seguranças do local.

AABB
Além da Sesacre, a reportagem buscou entrar em contato com a Associação Atlética do Banco do Brasil, que afirmou que o local em que ocorreu a agressão é terceirizado. Mediante a isso, foi repassado o número da gerência da casa.
De acordo com o responsável, foi uma fatalidade isolada e, em quase dois anos de pagode na AABB, foi a primeira vez que aconteceu. Além disso, informa que fizeram todos os procedimentos cabíveis para socorrer o idoso.
“Em quase dois anos desse projeto, nunca aconteceu. Foi um caso muito isolado e uma fatalidade entre os dois, não teve confusão generalizada. Prestamos socorro, retiramos o agressor, ligamos para o Samu e acompanhamos o senhor até o carro”, declara a gerência da casa.