Organização criminosa envolvida em esquema de tráfico interestadual é arruinada por ação policial e três indivíduos foram presos nesta quarta-feira (25). Essa ação foi uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Grupo Especial de Fronteira (Gefron). Além da Polícia Federal (PF/AC) e a Polícia Civil do Acre (PC/AC), a Polícia Civil do Distrito Federal (PC/DF) e a Polícia Civil da Paraíba (PC/PB) também participaram.
Três indivíduos foram detidos e os outros estão sendo procurados. O primeiro foi identificado como B.C.S, de 25 anos, e o segundo como C.A.S.M de 20 anos, ambos residem em João Pessoa, enquanto o terceiro é G.O.C encontrado em Brasília.
A ação iniciou no dia 09 deste mês, e faz parte da Operação intitulada Hórus, do Programa de Guardiões da Fronteira. Esse grupo criminoso trabalhava em três estados estratégicos, como a Paraíba, o Distrito Federal e o Acre, por isso, fizeram-se necessário essa junção de forças entre os estados envolvidos para desarticular esse esquema.
Com as investigações e uso de tecnologias especiais, como scanners de raio-x e cães farejadores, eles monitoraram constantemente veículos de transporte de encomenda. Com isso, pelo menos seis objetos suspeitos foram apreendidos que culminaram na apreensão de quantidades consideráveis de substâncias ilegais, que foram interceptadas de chegarem ao destino final.
O prejuízo estimado para esse grupo criminoso é de pelo menos R$ 259.600,00. Esse valor é significativo e possivelmente a organização não consiga mais operar. As cargas apreendidas estavam divididas em pacote de 6 de 1,150 kg, 1,200 kg, 1,034 kg, 5,800 kg e 1,200 kg.
A polícia segue com as investigações para capturar o restante dos criminosos e também para desarticular esquemas semelhantes. Essas ações em conjunto são importante, pois cobrem uma área territorial maior, contam com mais recursos, o tempo de execução é menor e sua efetividade na maioria das vezes é garantida.