Em colaboração com Inayme Lobo para o Agazeta.net
Com o forte temporal que ocorreu nesta segunda-feira (20) em Rio Branco, foi registrado 35,4 milímetros de chuva em menos de 24 horas. Embora não seja o índice ideal, esse número está razoável, tendo em vista que até o dia 19 de novembro só tinha chovido referente a 30,4 milímetros, ou seja, em um único dia choveu mais que todos os outros 19 anteriores de novembro.
Apesar de ser um nível, se considerarmos o cenário de seca em que estamos vivendo, o ideal para novembro é de pelo menos 40 milímetros, e pode chegar até mesmo a 50 de chuva, portanto, a marca registrada de ontem não é tão alta.
“Foi uma chuva muito boa, pra você ter uma ideia, foram 35,4 mm, então só ontem choveu mais do que todo o início do mês até o dia de ontem. Não é muito para um dia relacionado a novembro, tem chuva que é mais volumosa”, explicou o coronel-tenente e coordenador de Defesa Civil de Rio Branco, Cláudio Falcão
Além de ter aliviado as altas temperaturas, a chuva aumentou o nível do Rio Acre que anteriormente estava em 1,56 m e agora está em 1,80 m, ou seja, teve um aumento de 24 centímetros em menos de 24 horas. A previsão é que o nível continue com o aumento, visto que choveu em outros municípios que desaguam no Rio Acre.
Apesar dos benefícios, segundo Falcão, a chuva trouxe alguns prejuízos e transtornos para a cidade, como a queda de árvores em residências, carros, postes de iluminação e muros. Além disso, ocorreu também o destelhamento de casas, com isso, muitas pessoas ficaram desabrigadas.
“Foram registrados 14 ocorrências em relação a queda de árvores, destelhamento e queda de muro, 90% são queda de árvores sobre carros, residências e vias públicas causando grande transtorno”, diz o coronel.
Ele explicou que ainda há possibilidade de chuva para os próximos dias, pois neste período de novembro é mais frequente, porém não está regular devido ao efeito do evento climático chamado El Niño, que faz com que a estiagem se prolongue e cause a ausência de chuvas.
“Com certeza o rio irá aumentar mais, pois tivemos chuva em Rio Branco e em outras localidades, essa água vem para cá, tivemos chuva no Riozinho do Rola, essa água escoa também para dentro do Rio Acre, passando pela capital, mas nas próximas horas e dias deve aumentar mais um pouco, mesmo que tenha uma retração futura, mas no momento está em elevação”, explica Falcão.
As chuvas regulares devem voltar no fim de dezembro, que terá maior índice pluviométrico, mas ainda assim não será suficiente para resolver o problema de seca na cidade.
Segundo o coronel Falcão, é importante também lembrar que a chuva vem com descargas elétricas atmosféricas, por isso, alguns cuidados devem ser adotados, como não ficar abrigado em paradas de ônibus próximo a árvores e os motociclistas não devem passar a tempestade em postos de combustíveis.
É recomendado em períodos tempestivos, abrigar-se em local seguro e não transitar na rua durante a chuva. Para os motoristas que estiverem expostos é necessário estacionar o veículo em local seguro e esperar a chuva passar. Dentro de casa é importante não mexer em equipamentos eletrônicos, não tomar banho com chuveiro elétrico e não usar telefone com fio, por isso, para usar o celular é imprescindível que não esteja ligado a tomada.
Confira as imagens: