Para iniciar o Dezembro Vermelho com o pé direito, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) organizou nesta sexta-feira (01) uma campanha para prestação de diversos serviços à população sobre o HIV/AIDS no Calçadão do Terminal Urbano, no Centro de Rio Branco. A ação vai até 12h e outras ISTs também serão abordadas.
A campanha, que acontece em parceria com o Sesc Saúde, irá disponibilizar diversos serviços de atendimento para a população como: testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Além disso, haverá também a distribuição e orientação sobre o autoteste de HIV.
Estarão disponíveis também vacinas, aferição de pressão, glicemia capilar e orientação do uso correto dos preservativos femininos e masculinos, mais oficinas com a população.
No evento, serão disponibilizadas vacinas para diferentes ISTs, medição de pressão, glicemia capilar e palestras sobre o uso correto dos preservativos masculinos e femininos. Além disso, outras oficinas do mesmo tema serão ofertadas.
Relatório do HIV
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) o número de novas infecções por HIV não diminuiu em uma década na América Latina, além disso as organizações pediram mais ações para alcançar a meta de eliminação da Síndrome da imunodeficiência Adquirida (AIDS) até 2030, ainda sobre a pandemia, relatam que houve quase dois anos de interrupção devido a covid-19.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e do UNAIDS, 2,4 milhões de pessoas vivem com o HIV na América Latina e no Caribe; 81% delas foram diagnosticadas. Destas, 65% receberam tratamento e 60% tiveram carga viral suprimida.