Matéria feita em vídeo pelo repórter Adailson Oliveira para a TV Gazeta
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apresentou um balanço das operações realizadas em 2023. Segundo o levantamento da instituição, foram apreendidos mais de 80 mil maços de cigarros. Com a força policial efetiva, as quadrilhas estão mudando os produtos da rota do tráfico, como por exemplo, para os desodorantes aerossóis.
Apesar da redução das apreensões, este ano foram apreendidas 16 mil unidades de cosméticos, número 400% maior em comparação ao ano anterior.
“As apreensões de cigarro continuam acontecendo, porém, percebemos que há uma migração para a parte dos cosméticos, que é basicamente o mesmo modus operandi, com as mesmas rotas” diz porta-voz da PRF Leonardo Ghisolfi
As apreensões de bebidas, também aumentaram de uma forma considerável, foram 96 garrafas este ano. Apreensões de roupas envolveram mais de 15 mil peças. Outro produto muito presente no trabalho contra o contrabando, é o pneu, com 179 apreensões.
Os dados do levantamento da instituição datam até o dia 30 de novembro. Com a chegada do fim de ano e datas comemorativas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), continua os trabalhos, especialmente na fronteira, onde muitas pessoas adquirem produtos contrabandeados.