“Permita-se rir e conhecer outros corações. Aprenda a viver, aprenda a amar as pessoas com solidariedade, aprenda a fazer coisas boas, aprenda a ajudar os outros, aprenda a viver sua própria vida.” – Mario Quintana.
O final de ano chegou e, com isso, várias datas comemorativas também, como o Natal e o Ano Novo. Entretanto, você sabia que dia 20/12 é comemorado o Dia Internacional da Solidariedade Humana? Pois é, desde o dia 22 de dezembro de 2005, a ONU instituiu a Resolução nº 60/209¹, a qual estabelece a comemoração dessa data, que possui o importante caráter de erradicação da pobreza. Observamos então um objetivo bem singelo de ação coletiva, e isso é muito perceptível durante o mês de dezembro, principalmente pelo Natal, de suma importância para o mundo cristão, pois simboliza o nascimento do grande Messias.
As ações realizadas por diversas ONGs, instituições e grupos de diferentes lugares todos os anos arrecadam grandes quantidades de sacolões, roupas e brinquedos que serão destinados a pessoas em vulnerabilidade social. No Acre, cerca de 439.783 moradores estão na linha da pobreza, sendo o 9º estado com a população mais pobre².
A visibilidade que esse mês tem é de grande importância na luta pela erradicação da pobreza, uma vez que as pessoas se sensibilizam mais para doar e tornar o Natal ou Ano Novo de alguém mais feliz. São datas em que vemos a coletividade e a empatia pelo próximo, o empenho e compromisso das pessoas com a solidariedade em prol de um bem maior. Trago aqui essa reflexão para que possamos fazer desse mês, especialmente o dia 20, uma extensão ao longo do ano.
Obviamente, as ações solidárias devem permear todos os outros 11 meses, mas vamos dar mais visibilidade como em dezembro? Surge a necessidade de refletirmos em relação a datas como o Natal, onde a figura do Papai Noel, as ornamentações natalinas, as festividades e, principalmente, os presentes acabam tornando-se o mais importante da data. Dito isso, compartilho aqui ONGs e instituições que trabalham em prol da solidariedade humana.
Para que assim possamos doar, ajudar, compartilhar e fazer um pouco de diferença na vida de alguém, principalmente quando for uma criança, que em troca você receberá a gratidão e o sorriso mais bonito e puro de alguém. E para você que está muito focado na organização de seu Natal e Ano Novo e ainda não pensou nessa possibilidade de se solidarizar com a causa, reflita e pense nessa possibilidade, e assim você contribuirá para possíveis lembranças felizes e colaborando com a solidariedade, que possui como base a igualdade, inclusão e justiça social.
- Conexão do Bem (@conexao.bem)
- Tudo Por um Sorriso (@tudoporumsorriso_projeto)
- União Solidária (@uniaosolidaria_ac)
- Pibid Pedagogia (@pibidpedagoufac)
- ProexUfac (@proexufac)
_______
[1] VOLLET, Gislaine. O dia internacional da solidariedade humana é celebrado anualmente a 20 de dezembro, 16 dez. 2021. Disponível em: https://www.usinadosatos.org.br/midia/noticias/o-dia-internacional-da-solidariedade-humana-e-celebrado-anualmente-a-20-de-dezembro#:~:text=O%20Dia%20Internacional%20da%20Solidariedade%20Humana%20%C3%A9%20celebrado%20todos%20os,Pobreza%20(1997%2D2006). Acesso: 18 dez. 2023
[2] – G1 Acre. Mais da metade da população do Acre vive na linha da pobreza, aponta levantamento, 24 maio 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2023/05/24/mais-da-metade-da-populacao-do-acre-vive-na-linha-da-pobreza-aponta-levantamento.ghtml. Acesso: 18 dez. 2023.
_______
Bacharelanda em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Membro do Centro Acadêmico de Bacharelado em História Pedro Martinello CABH). Bolsista do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI).