Janeiro é conhecido por ser o mês de conscientização da saúde mental e emocional. Por conta disso, a campanha ‘Janeiro Branco’ visa a prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, na população.
Pensando no tema, trouxemos para nosso segundo bate-papo do ano o psicólogo Anderson Moura, coordenador do curso de Psicologia da Unama Rio Branco. Ele conta que o mês foi escolhido para ser o período da campanha, pois é onde se inicia o ano. Em janeiro, é costume que as pessoas tracem metas e coloquem em “uma folha de papel em branco” as prioridades para o ano.
A entrevista abordou sobre o surgimento da campanha, importância e, além disso, o profissional também falou sobre os cuidados que você deve para uma melhor saúde mental. Outro fator abordado na entrevista foi sobre ansiedade. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, com uma taxa de 9,3%, e o segundo maior das Américas em casos de depressão, com 5,8%.
De acordo com o Pronto-Socorro (PS) de Rio Branco, o leito de saúde mental teve 757 internações ao longo do ano de 2023, o que representa uma média de 2 internações por dia. O psicólogo Anderson Moura também comentou os fatores que levam ao adoecimento psicológico.
Se interessou? Acesse o link abaixo e assista nossa entrevista completa no YouTube para entender melhor a importância dessa campanha.