O Governo Federal recentemente divulgou os dados sobre os casos de Dengue em todo o país. Em um dos quadros, o Ministério da Saúde mostra a disponibilidade das vacinas e foi constatado que 521 prefeituras vão receber as doses. No Acre, apenas 11 municípios serão contemplados, mas nenhuma das regiões do Alto Acre e do Juruá receberão as doses.
Os municípios do Purus que estão na listagem são: Jordão, Manoel Urbano, Santa Rosa e Sena Madureira. Os outros municípios são do Baixo Acre e estão próximos a Rio Branco.
A Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) ainda não sabe quando e nem quantas doses vai receber. O governo federal vai enviar à sede do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em Rio Branco, para ser distribuído aos municípios.
“Estamos esperando o envio pelo Ministério da Saúde para o Estado. O Estado que vai receber inicialmente as doses para distribuir nos municípios, a cidade de Rio Branco está na expectativa do quantitativo de doses para que possa ser utilizado na rede”, diz o secretário de Saúde.
Rio Branco, de acordo com os dados da Prefeitura, houve uma queda de 50% das notificações de novos casos de dengue no mês de janeiro quando se compara ao mês de dezembro do ano passado. Das 915 notificações de 2024, apenas 11 casos foram confirmados.
As vacinas para a dengue, de acordo com o Ministério da Saúde, serão distribuídas por etapas. Por enquanto, o primeiro público-alvo serão as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
A direção do PNI do Acre informou que espera uma nota técnica do Ministério da Saúde para saber oficialmente quais os municípios do Acre vão receber as vacinas e quantas doses serão disponibilizadas para o estado. As equipes técnicas já estão prontas para receber e fazer a distribuição dos imunizantes.
O PNI disse que as equipes já foram treinadas, de acordo com as especificações da bula do remédio. Já prepararam a logística e os insumos. Falta agora o governo federal detalhar como será feita essa entrega e quantas doses serão enviadas.
Com informações do repórter Adailson Oliveira para a TV Gazeta