O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (7) que o salário de professor no Brasil “não é alto” e que as condições para os profissionais da área “não são boas”. Apesar da declaração, ele não acenou com um possível aumento salarial à categoria. A afirmação ocorreu durante anúncio da criação do campus Complexo do Alemão do Instituto Federal do Rio de Janeiro, na capital fluminense.
“A gente precisa cuidar de uma outra categoria, chamada professores e professoras. Não adianta a gente exigir qualidade na educação e pagar um salário que as professoras não têm mais motivação de ser professoras. Antigamente, ser professora era uma coisa charmosa. Era uma coisa extraordinária. Tem muita gente que não quer ser mais professor hoje porque a situação está ruim, o salário não é alto, as condições em sala de aula não são boas”, afirmou Lula.
“Precisamos criar condições para que a comunidade possa tomar conta da escola. A comunidade precisa saber da qualidade de água que seu filho bebe, da qualidade da comida que ele come, da qualidade do banheiro que ele usa, se é limpo, porque se não dá a impressão que a escola é responsabilidade do prefeito, do governador ou do presidente. Não. A educação do filho de vocês é, em primeiro lugar, da responsabilidade de vocês”, completou.
A declaração de Lula ocorre num contexto de pressão, por parte de professores de universidades federais, por exemplo, para elevar o salário. Outras categorias também têm feito reivindicações.