Mesmo com o crescente número dos casos de dengue em Rio Branco, cerca de 280 crianças foram vacinadas nestes três dias de liberação da vacina no município. Os dados são preocupantes, tendo em vista que, esse número representa apenas 2% do público-alvo, que é de 14 mil jovens na faixa-etária de 10 a 14 anos.
Elane Oliveira, mãe de Miguel de 10 anos, levou o filho para vacinar nesta quarta-feira (21), na sala, era a única criança que esperava para tomar o imunizante. Segundo ela, a vacina é um dos meios mais eficientes de proteção aos filhos.
“A maneira que a gente tem de proteger os nossos filhos, a mais importante, é através da vacina. Tem muitas pessoas que ficam pregando contra a vacina, mas, vê os casos de covid-19, né? Eles só pararam, as mortes só diminuíram após o início da vacina”, explica.
No Barral y Barral, único centro de atendimento da vacina no Primeiro Distrito, menos de 10 crianças se vacinaram na manhã desta quarta-feira. Em Rio Branco são três pontos de vacinação: o Barral y Barral, a URAP Eduardo Assmar no bairro Quinze e a sede do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) no centro da capital.
A Prefeitura recebeu 4 mil doses e ainda tem mais 6 mil no estoque do Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponíveis para caso a demanda aumente. A gerente da Vigilância Epidemiológica, disse que a Prefeitura já pensa em pedir ajuda nas escolas, para tentar atrair os pais das crianças.
“Nós temos que criar estratégias para atender a população e que os pais entendam, porque mesmo nas escolas, nós precisamos da autorização deles. E nós sabemos que as fake news, esse problema de antivacina, fazem com que os pais tenham receio de levar os filhos para vacinar. Então, que estejam conscientes de que a vacina é testada, aprovada pela Anvisa, não é qualquer coisa, ela passou por rigorosos testes para ser liberada”, explica a gerente.
O grupo escolhido para a primeira etapa da vacinação são crianças de 10 a 14 anos. Esse público é o mais suscetível a ter casos graves de dengue. De janeiro até 20 de fevereiro deste ano, foram notificados em Rio Branco 4.619 casos. 173 foram confirmados, mas ainda existem 1.780 exames que estão em análise. E outros 1.786 foram descartados para a dengue.
Matéria produzida em vídeo por Adailson Oliveira para a TV Gazeta