Segundo o novo boletim da Defesa Civil de Rio branco divulgado às 12h deste sábado (24), o nível do Rio Acre continua a subir e nesse momento está por volta dos 14,94 metros, a seis centímetros da faixa dos 15m. A Prefeitura, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil preparam o Parque de Exposições para receber as pessoas realocadas das residências atingidas pela cheia.
Na manhã desta sexta-feira (23), o Rio Acre atingiu a faixa de alerta de 13,50 metros e horas depois atingiu a faixa de transbordo com 14 metros. Além disso, outros dois igarapés preocupam a Defesa Civil, o São Francisco que na na noite de ontem havia transbordado em algumas partes e o Batista, que também está na mesma situação.
A informação da Defesa Civil de Rio Branco é de que pelo menos 240 famílias foram retiradas de residências até o momento, com previsão para aumentar nas próximas horas.
Existe uma ação conjunta entre o governo do estado, a Prefeitura de Rio Branco e diversos órgãos públicos, com pelo menos 140 pessoas nas ruas com atendimento em cerca de sete bairros da cidade. Somente do Corpo de Bombeiros, 15 equipes ajudam a população nas áreas mais vulneráveis.
Além disso, foi criado uma base especial para atender diretamente os chamados relacionados às pessoas atingidas pela cheia. Basta ligar no número 193, que o Corpo de Bombeiro além de ir ajudar, comunicará a Defesa Civil que tomará também as medidas cabíveis.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom e o coordenador municipal da Defesa Civil (Comdec), tenente-coronel Cláudio Falcão estiveram na Gameleira para averiguar o nível do Rio Acre e também no Parque de Exposições para acompanhar o andamento da limpeza. A previsão é que até a tarde de domingo tudo esteja pronto para receber as pessoas..