De acordo com novos dados divulgados pelo coordenador municipal da Defesa Civil (Comdec) nas redes sociais na tarde deste sábado (24), cerca de 115 famílias estão em abrigos montados pela Prefeitura de Rio Branco ou em casa de parentes, que totaliza um total de mais de 400 pessoas desalojadas em consequência das cheias.
Segundo o coordenador, dessas 115 famílias, 85 estão nas dependências de abrigos da Prefeitura e da Defesa Civil, as outras 30 famílias estão refugiadas nas residências de familiares.
“Nós já temos 85 famílias em abrigos montados pela Prefeitura e Defesa Civil. Está um total de 286 pessoas nesses abrigos. Ao mesmo tempo, nós temos 30 famílias desalojadas em casas de parente, que somado dá em torno de 120 pessoas. Esses números ultrapassam 400 pessoas que já estão desalojadas e desabrigadas em virtude das enxurradas e também da cheia do Rio Acre”, comenta Falcão.
Além disso, ele esclarece que nas últimas 30 horas, o Rio Acre aumentou cerca de 1,76 metros e a tendência é que cresça ainda mais, tendo em vista as previsões de chuva para a região. Já são 23 bairros atingidos pela cheia do Rio Acre e dos igarapés, principalmente o São Francisco e o Batista.
“Nas últimas 30 horas, o Rio Acre aumentou 1,76m. Isso fez com que ele saísse de 13,18m para 14,94m. Ele continua aumentando e a cada minuto que ele aumenta, atinge o maior número de famílias. Nós já temos 23 bairros atingidos pela cheia do Rio Acre e também pela enxurrada dos igarapés”, explica o coronel.
No vídeo, ele esclareceu que a previsão é que chova pelo menos até segunda-feira (26), e na terça-feira (27), as tempestades cessem, por isso, é previsto que o nível dos rios continue a aumentar e os igarapés que estavam estabilizados voltem a subir. Ele acredita que o Rio Acre possa atingir 16 metros dentro de dois dias.
“Nós temos previsão de chuvas para esse sábado, domingo e segunda-feira. A trégua deve acontecer só a partir de terça-feira próxima, com isso, evidentemente, que agravará um tanto quanto a questão do nível do Rio Acre, podendo fazer retornar o aumento de nível nos igarapés que já estão estabilizados. Todo esse conjunto de fatores contribui para que o nível do Rio Acre possa alcançar até 16 de maio, na próxima segunda-feira”, diz o coronel.
Neste último Boletim da Defesa Civil de Rio Branco, que saiu às 15h deste sábado (24), a água já ultrapassou a faixa dos 15 metros, com 15,06m. Além disso, a previsão de chuva para as próximas 24 horas é de 23 milímetros. Por isso, as pessoas próximas ao Rio Acre ou aos igarapés devem ficar em alerta e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo 193 em caso de alagamento.