Após atingir a segunda maior cheia do Rio Acre na história de Rio Branco nesta segunda-feira (04) com 17,75 metros, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), acredita que finalmente o nível do manancial possa se estabilizar. Neste final de semana, durante o sábado e o domingo, a água chegou a se estabilizar por alguns momentos, mas logo voltou a subir.
Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, o Coordenador Municipal da Defesa (Comdec), o tenente e coronel Cláudio Falcão, enfatizou a importância dessa estabilidade com justificativa de que com isso, novas famílias não precisarão ser realocadas, e consequentemente as pessoas já abrigadas pelo município, terão mais apoio.
“A expectativa da Defesa Civil é que nos próximos dias, se não hoje, nós possamos ter pelo menos a estabilidade do Rio e dessa maneira nós paramos de retirar famílias, atendendo as famílias que já estão abrigadas e também diminuindo esse fluxo para poder dar o melhor atendimento, melhor atenção”, explica o coronel.
Além disso, ele espera que pouco tempo após a estabilidade, logo a água comece a vazar, para posteriormente começar a devolver às famílias para as residências com segurança. O esperado pela Defesa Civil é que nesta segunda-feira o nível possa se estabilizar. Se não hoje, em breve.
Na expectativa de que futuramente em breve tenhamos uma vazante para posteriormente nós termos também a segunda etapa do socorro que é o regresso de famílias, mas neste momento a nossa grande preocupação e foco é com a estabilidade do Rio que ainda não se concretizou, mas deve estar se concretizando em breve”, conclui.