A Escola Presbiteriana João Calvino, localizada em Rio Branco e conveniada com o governo do Acre, foi o grande destaque na última edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), ao conquistar vitórias em três categorias com um projeto inovador de climatização sustentável.
Com um protótipo de climatizador para pequenos ambientes feito de materiais recicláveis, as alunas da escola impressionaram os visitantes e jurados da feira, e receberam prêmios em quatro categorias, inclusive uma indicação para a Feira Nacional de Ciências em Brasília e a Feira Brasileira de Iniciação Científica em Santa Catarina.
Ao competir com 226 projetos na Febrace, a Escola João Calvino ficou em sexto lugar no top 10 de votação popular e foi reconhecida como o único projeto do Estado do Acre a alcançar tal feito. A coordenadora de ensino, Rosana Fernandes, parabenizou o empenho das alunas e ressaltou a importância da educação e da pesquisa para o desenvolvimento do país.
“A gente já vem trabalhando projetos há muitos anos, esse é só mais um dos projetos. Apostamos muito na questão da ciência, da pesquisa, porque acredito muito que o Brasil tem melhorias e essa melhoria vem de onde? Da educação, vem dessa juventude que está cheia de informações”, comenta a coordenadora.
De acordo com o professor de física, Paulo César Augusto, o resultado alcançado pela escola foi ainda mais significativo, visto que, a final contou com cerca de 226 projetos financiados por universidades, institutos federais e escolas particulares de todo o país. Mesmo com apenas um projeto, a Escola João Calvino conquistou prêmios em diversas categorias e se destacou entre os melhores do Brasil.
“Só em pensar que na primeira fase nós tivemos 2.900 projetos, na semifinal 500, uma final com 226 e a gente ser premiado em praticamente 4 categorias é algo importantíssimo para a nossa educação. Mostra que a nossa escola trabalha a sustentabilidade, o reaproveitamento, a ciência e a tecnologia. Quero dar os parabéns para as meninas que se dedicaram, se empenharam e deram o melhor”, explica o professor.
Para a comunidade escolar e para o Estado do Acre, esse reconhecimento na Febrace representa um importante passo rumo à valorização da educação, da sustentabilidade e da ciência. O empenho das alunas e o apoio da instituição mostram que, mesmo com recursos limitados, é possível alcançar resultados expressivos e contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia.
Matéria em vídeo produzida pela repórter Wanessa Lima para a TV Gazeta