A Universidade Federal do Acre (Ufac) passará por um período de greve a partir do dia 02/05, após uma decisão tomada durante uma reunião do Sindicato dos Docentes da universidade (Adufac) nesta segunda-feira (29). Com uma votação que contou com 149 votos a favor, 11 contra e 03 abstenções, os docentes optaram pela paralisação por tempo indeterminado.
A greve na Ufac terá impactos diretos no calendário acadêmico, e exigirá ajustes, o que pode afetar os ingressantes na universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que precisarão aguardar até que a situação seja resolvida, assim como os estudantes que aguardam novas chamadas.
A adesão à greve na Ufac ocorre em meio a um movimento nacional de paralisação, com instituições de todo o Brasil aderindo desde o dia 15/04. A Ufac se junta a essa mobilização, sendo uma das últimas universidades a aderir, devido à realização da reunião após o período de férias. Além disso, o Instituto Federal do Acre (IFAC) também aderiu à greve e anunciou alterações em seu calendário acadêmico.
A decisão dos docentes da Ufac reflete as demandas e reivindicações da categoria, o que demonstra a preocupação com questões que impactam o ensino, a pesquisa e as condições de trabalho na universidade. A greve é um instrumento legítimo de manifestação e pressão por melhores condições de trabalho e valorização dos profissionais da educação..