O governador do Estado do Acre ,Gladson Cameli, anunciou a nomeação do médico Fábio Gonçalves de Rueda (União Brasil), para assumir o cargo de Chefe da Representação do Governo do Acre em Brasília. A decisão foi oficializada por meio do Diário Oficial (DOE), desta quarta-feira (22).
A mudança na Representação do Governo em Brasília vem com a aprovação, pela maioria dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), de um projeto de lei que eleva o status da Repac para secretaria. Apesar da alteração, ressalta-se que não haverá aumento de despesas para a gestão estadual.
Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Luiz Calixto, a elevação do representante do governo ao status de secretário confere maior peso político em negociações com ministérios e instituições federais, o que pode resultar na captação de mais recursos para o estado.
O procurador Cristovam Moura, subchefe da Casa Civil para assuntos jurídicos, reiterou que a mudança não acarretará aumento de despesas, uma vez que o custeio do cargo de chefe será deduzido do valor mensal referencial estipulado para cargos em comissão. A Representação de Brasília manterá a mesma estrutura pré-existente, sem acréscimo de gastos.
Moura ressaltou a importância da mudança aprovada pela Assembleia Legislativa e esclarece que não se trata da criação de uma nova secretaria, mas sim da atribuição de status de secretário ao chefe da Representação, o que possibilita a realização de ações políticas estratégicas junto aos órgãos da Presidência da República, ministérios e Congresso Nacional.
Com informações complementares da Agência de Notícias do Acre