A campanha de vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, inicia nesta segunda-feira, 27, em todo o território acreano. A iniciativa, que se estende até 14 de junho, tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e proteger todas as crianças menores de 5 anos contra a doença.
A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Renata Quiles, destaca que o público alvo são crianças menores de 5 anos. Além disso, ela reitera que só deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) familiares de crianças com menos de 1 ano que estão com pendência da vacina.
“Essa campanha contra a poliomielite está prevista na rotina a vacinação das crianças de dois, quatro e seis meses com a furadinha, e com 15 meses a 4 anos, com a gotinha. A campanha vem para atualizar a rotina das crianças menores de 1 ano de idade. Só vai procurar o posto de saúde o bebê, menor de 1 ano, que está pendente”, explica Aquiles.
Para as crianças com idade entre 1 e 4 anos, a vacinação vai se dar de forma obrigatória, independente do histórico vacinal. “No caso das crianças de 1 a 4 anos de idade, a vacinação vai ser indiscriminada. Independente do histórico vacinal da criança, ela vai receber uma gotinha obrigatoriamente”, conta a coordenadora.
As vacinas contra a poliomielite estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde de Rio Branco, principalmente a em gota. Aquiles conta que essa vai ser a última campanha da “gotinha”, pois passam por um processo de transição no calendário.
“Todas as unidades de saúde têm a vacina disponível e vai ser a última campanha da gotinha. Estamos passando por um processo de transição no calendário. Em setembro a gotinha sai do calendário, e em vez de ser duas gotas, uma com 15 meses e uma aos 4 anos, vai passar ser a furadinha somente aos 4 anos de idade”, salienta.
Com informações da repórter Wanessa Souza para a TV Gazeta