A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite teve início em 27 de maio e está prevista para seguir até o dia 14 de junho. No entanto, a baixa adesão da população tem gerado preocupação, especialmente diante dos números divulgados até o momento. Apenas 921 crianças foram imunizadas, o que representa 3% da meta esperada, que era de pelo menos 20%, equivalente a mais de 5 mil crianças.
Diante desse cenário preocupante, o Ministério da Saúde propôs a realização do dia D de divulgação e mobilização da campanha em todo o país. Todos os estados e municípios têm a autonomia de decidir quando realizarão as ações, e em Rio Branco, a mobilização está programada para este sábado (08), com objetivo de aumentar a adesão e a cobertura vacinal.
Entretanto, surgiram denúncias de que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Áurea Vilela pode estar com o estoque de vacinas comprometido, o que poderia prejudicar a imunização das crianças. A coordenadora de vigilância epidemiológica, Socorro Martins, afirmou que a situação está sendo avaliada e que é imprescindível que as unidades de saúde solicitem reposições de vacinas com antecedência, para evitar a interrupção da imunização.
“Nós vamos avaliar a denúncia, não é para estar sem vacina, nós já entregamos as vacinas do mês e sempre e está previsto terminar a vacina nos postos, a unidade já encaminha um pedido para nós com antecedência”, explica a coordenadora.
Segundo Martins, o dia D de vacinação é uma oportunidade para os pais que não conseguem levar os filhos durante a semana. No sábado (06), a partir das 08 horas, todas as Unidades de Referência de Atenção Primária (Uraps) estarão abertas com as vacinas disponíveis. Além da imunização, os pais terão a chance de atualizar a carteirinha de vacinação dos filhos, para garantir que estejam em dia com a proteção necessária.
“Esse dia é basicamente para aqueles pais que não conseguem ir durante a semana. É sábado, na semana, as crianças estudam, os pais trabalham. Então esse é o momento de levar suas crianças a partir de 8 horas para as nossas Uraps. Todas as Uraps estarão abertas e com a vacina disponibilizada. E até naquele momento os pais podem também adequar a sua carteirinha de vacinação e colocar em dias”, conclui.
Matéria em vídeo produzida pela repórter Gisele Almeida para a TV Gazeta