A greve dos técnicos administrativos da Universidade Federal do Acre (Ufac), que durou 110 dias, chegou ao fim nesta terça-feira, 2 de julho de 2024. Os profissionais voltaram às suas funções após um longo período de negociações com o governo federal.
Iniciada em 13 de março, a greve teve como principal reivindicação da classe o reajuste salarial que recomponha a inflação dos últimos seis anos. Além disso, os servidores exigiam a reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).
Apesar de em 16 de abril os servidores terem aceitado uma das propostas do governo federal, que incluía reajustes nos auxílios alimentação, creche e saúde, a paralisação continuou. Foi somente nos últimos dias que as negociações avançaram, resultando no fim da greve.
“Decidimos aceitar o acordo e vamos voltar aos trabalhos amanhã, dia 2/7, após a assinatura do acordo aceito pela maioria das entidades sindicais que compõem a nossa federação (Fasubra)”, declarou tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Acre (Sintest/AC), Charles Brasil.
Com o fim da greve, a expectativa é que as atividades na Ufac voltem ao normal, garantindo a continuidade dos serviços administrativos e o suporte necessário para o funcionamento da universidade.