O Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac), definiu na tarde desta terça-feira (09), o retorno das aulas para a próxima segunda-feira (15), após os professores terem deflagrado o fim da greve. Além disso, também foi definido a reprogramação do calendário acadêmico dos cursos de graduação para o ano letivo de 2024.
“Com a decisão, garantimos a conclusão dos dois semestres de graduação (2024.1 e 2024.2) antes das férias coletivas e a realização da DPLE em abril e maio de 2025”, diz Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Vale salientar que as novas mudanças fizeram com que os estudantes do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 iniciem as aulas em novembro, com término programado para dia 19 de abril.
Reprogramação do primeiro e segundo semestre de 2024
- 11 a 14 de julho: matrícula curricular para ingressantes;
- 15 de julho: início das aulas para todos os alunos;
- 16 a 19 de julho: reajuste de matrícula;
- 27 de setembro: prazo máximo para realização da N1;
- 08 de novembro: prazo máximo para realização da N2;
- 16 de novembro: prazo máximo para realização dos exames finais.
Relembre informações
Após dois meses de greve, os professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) decidiram, em assembleia geral no dia 3 de junho, encerrar a paralisação. Iniciada em 2 de maio, a greve não se limitou a reivindicações por reposição salarial, mas também protestos contra as acusações de assédio no Colégio de Aplicação da universidade.
Durante a assembleia, os docentes discutiram e aprovaram os “Princípios Norteadores para a Retomada das Atividades Docentes” e deliberaram, por unanimidade, pela suspensão da greve a partir do dia 3 de julho, com o retorno das atividades programado para a próxima segunda-feira, 8 de julho.