O segundo participante da rodada de entrevistas com candidatos à prefeitura de Rio Branco, realizada no programa Gazeta Entrevista, nesta terça-feira (13), foi o candidato a prefeito Marcus Alexandre (MDB). No programa, deu ênfase sobre o fortalecimento do esporte na cidade e a criação de um novo centro de acolhimento para crianças com o espectro autista e contrapôs algumas alegações feitas pelo atual prefeito.
Ao discutir seu plano de governo, Alexandre destacou a importância do esporte como uma política social fundamental para a juventude de Rio Branco. Ele propôs a reinstituição do calendário esportivo municipal, com a realização de campeonatos de atletismo e o tradicional Copão, que contará com a participação de 160 equipes, tanto masculinas quanto femininas. “Nós vamos instituir novamente o calendário esportivo e no verão nós vamos colocar os campeonatos como o atletismo e o Copão… para mim, o esporte é uma das políticas sociais mais importantes. Nós temos uma juventude talentosa que precisa de oportunidade, e o esporte é uma dessas oportunidades”, afirmou.
Outro ponto que o candidato ressaltou foi a criação de um novo espaço para o atendimento de crianças com espectro autista. Alexandre reconheceu que o atual espaço é insuficiente para a demanda crescente e propôs a criação de um centro mais amplo e adequado. “Nós vamos alugar um espaço inicialmente, porque vamos tentar construir um espaço amplo… A prefeitura vai fazer esse trabalho, nós temos que pôr no orçamento da Secretaria de Saúde isso em definitivo”, explicou. Ele também ressaltou a importância de incluir cuidadores e mediadores educacionais para essas crianças, garantindo uma abordagem integral que envolva saúde e educação.
O candidato aproveitou a oportunidade para rebater críticas feitas por Bocalom durante a primeira rodada de entrevistas. Respondendo à afirmação de que o atual prefeito teria sido o único a assumir diretamente a responsabilidade nas alagações, Marcus classificou a declaração como “brincadeira”. Ele lembrou sua própria atuação durante as enchentes, destacando sua presença constante nas áreas afetadas, onde permaneceu até que todas as famílias fossem realocadas. “Nós estávamos perto das pessoas… Nós tínhamos equipe para o acolhimento, separar os móveis por família, acolhimento dos animais. Nós tínhamos uma equipe que cuidava só da alimentação”, ressaltou.
Além disso, ele destacou que as obras iniciadas durante a gestão do atual prefeito de Rio Branco, não serão comprometidas. “As obras que são iniciadas, elas não são do Bocalom, elas são do município… Nós vamos dar sequência e concluir todas as obras”, diz.
“Esse período eu vou usar para apresentar aquilo que eu tenho no coração, que são as propostas, buscar soluções para os problemas da nossa cidade. Eu já tive a oportunidade e a honra de ser prefeito duas vezes, e estou me pondo mais uma vez à disposição para trabalhar”, finalizou Alexandre.



