O novo subtipo do vírus HIV foi detectado na Brasiléia. Ao menos 3 pessoas apareceram com os sintomas e o teste rápido deu positivo ao que a Fundação Oswaldo Cruz está chamando de nova variante. Além dos 3 novos casos, o que preocupa os setores de saúde é o alarme dado pelas autoridades bolivianas na cidade de Cobija, que faz fronteira com Brasiléia e Epitaciolândia. Os veículos de comunicação do país vizinho começaram a alertar, principalmente os jovens, sobre um surto do vírus da Aids na região.
A secretária de saúde de Brasiléia, Alissandra Araujo, disse que foi procurada pela secretaria de saúde de Cobija. Os bolivianos querem ajuda. Aumentou o número de pessoas infectadas e como não existe um trabalho preventivo, os infectados só procuram o sistema de saúde quando se manifestam os primeiros sintomas. Os bolivianos querem que o governo do Acre auxilie na preparação e treinamento dos profissionais, repasse testes para hiv assim conseguiram notificações mais exatas. Em Cobija existem centenas de estudantes que fazem curso de medicina, e a grande preocupação é que esses jovens possam ser infectados.
“A gente tem que estar sempre alerta para toda a movimentação da doença e aumento de casos. O que precisamos fazer nesse momento, que foi uma determinação da prefeita Fernanda Sem, através da Secretaria Municipal de Saúde, é fortalecer as ações, tornando público as ações de prevenção e controle. Da doença para que a população também tome o devido cuidado.”, diz a secretária.
Na semana passada, técnicos dos dois países se reuniram para traçar um plano onde possam, primeiro, fazer uma campanha de conscientização para que as pessoas possam se proteger. Como a fronteira é aberta o risco do novo vírus está circulando em toda região é muito grande. A aids não tem cura, mas através de medicamentos o paciente passa ter uma vida ativa. O problema no novo vírus é que não se sabe se o tratamento atual fará o mesmo efeito.
“Na reunião estavam presentes os representantes das Secretarias de Saúde do Estado, das prefeituras de Brasileia e Epitaciolândia e também de Cobija, na Bolívia. Foi elaborado um plano de ação e entre as medidas está a de testagem rápida em toda a região de fronteira. Nessa reunião foi definido a criação de um plano de ação para que seja trabalhado em conjunto o fortalecimento das ações tanto de testagem quanto de qualificação de profissionais quanto à ação de promoção à saúde.”, retoma Araujo.
As ações começam em setembro nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. Nesse período, os técnicos de cobija vão passar por treinamentos com o pessoal da secretaria estadual de saúde. A proposta é fazer a testagem na população dos municípios que dividem a fronteira para saber a escalada do HIV na região.
Matéria produzida pelo repórter Adailson Oliveira para a TV Gazeta.