A Prefeitura de Rio Branco anunciou a retomada parcial do abastecimento de água na capital após a interrupção temporária ocorrida nesta segunda-feira (19) para a instalação de um novo motor de alta potência na Estação de Tratamento de Água II (ETA II).
De acordo com Enoque Pereira, presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb), a paralisação foi planejada para resolver problemas de baixo volume de água que já afetavam diversas áreas da cidade, como o Calafate, Rui Lino, Joafra, Mocinha e Tucumã. “A parada foi necessária para a troca do motor, garantindo assim uma melhoria no abastecimento dessas regiões”, explicou Pereira.
A religação da bomba com o novo motor, de maior capacidade, começou na manhã desta terça-feira (20), às 8h30. O processo de religação foi feito de forma gradual para evitar danos à rede de abastecimento. “Voltamos a bombear e tratar a água ainda ontem, mas com os motores antigos, por precaução. Hoje pela manhã, iniciamos a operação com o motor novo, que tem uma potência muito alta, para aumentar a vazão de água”, detalhou Pereira.
O presidente do Saerb também destacou os desafios adicionais impostos pela estiagem que afeta o Acre, com o nível do Rio Acre atingindo marcas preocupantes. “Estamos a centímetros de atingir a mínima de 2022, e isso está causando dificuldades operacionais. Estamos prontos para intervir no rio, se necessário, para garantir que não falte água nas residências”, acrescentou.
A expectativa é que o abastecimento seja totalmente normalizado até o final da semana, beneficiando bairros como Novo Esperança, Conjunto Tangará, Residencial Rio Branco, e outros. A Prefeitura e o Saerb continuam monitorando a situação e adotando medidas para minimizar o impacto da crise hídrica e garantir o fornecimento de água à população.
Com informações adicionais da repórter Débora Ribeiro



