O senador Márcio Bittar (União Brasil) participou do programa Gazeta Entrevista, nesta segunda-feira (2) onde abordou temas polêmicos como o embate entre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e o empresário Elon Musk, com a recente queda da rede social X (antigo Twitter) no Brasil. Durante a conversa, Bittar teceu críticas ao STF, em especial ao ministro Moraes, acusando-o de censura e perseguição política.
Bittar começou a entrevista afirmando que a liberdade está em risco no Brasil, ressaltando que os perfis de direita estão sendo os principais alvos de censura. “O que está em jogo é a nossa liberdade. Estão sendo perseguidos os perfis de direita. Mas o que está acima de todo mundo é a liberdade, essa está ameaçada”, declarou o senador.
O parlamentar criticou as ações de Moraes, mencionando uma determinação do ministro para que perfis fossem derrubados na rede social X, sem que a ordem fosse revelada ao público. “Quando o ministro, segundo ele, deu uma determinação para a Rede X, antigo Twitter, derrubar perfis, o que é uma censura prévia… Ele [Moraes] determinou a queda de perfis, por coincidência quase todos da direita e disse que a Rede X não poderia revelar que a determinação saiu do ministério”, afirmou Bittar.
O senador também comentou sobre as alegações da tentativa de golpe de Estado, no dia 8 de janeiro dizendo que considera essa afirmação uma “fake news monstruosa”.
“Você não faz golpe de Estado sem arma, sem Forças Armadas, ali eram homens e mulheres sem nada, sem um canivete. Eu sou contra a qualquer tipo de cerciamento, de regramento, já temos a lei para isso”, argumentou.
Quando questionado sobre a suposta desproporcionalidade das ações de Moraes e de outros segmentos do STF, Bittar foi enfático: “Que regra do país é essa? A regra que ele manda quebrar o perfil por ideologia política, ele está mandando derrubar o perfil por ideologia política. Onde é que está democrático o ministro determinar a derrubada de perfis, ainda dizendo para o dono da rede que ele tem que derrubar os perfis, todos da direita, sem dizer que foi o ministro que autorizou, ou que determinou.”
Ao longo da entrevista, Bittar reiterou sua preocupação com o que considera ser uma ameaça crescente à liberdade de expressão e à democracia no Brasil, sugerindo que a atuação do STF, especialmente de Alexandre de Moraes, está excedendo os limites constitucionais.



