O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, participou do programa Gazeta Entrevista e trouxe novidades sobre o aguardado concurso público para a área da educação. Segundo o secretário, o certame será o maior já realizado no estado, com três mil vagas disponíveis para professores e profissionais administrativos.
Carvalho destacou que, mesmo com o concurso, o sistema provisório de contratação continuará existindo, mas em uma proporção equilibrada. “Sempre haverá professores provisórios, pois existem variáveis na administração, como licenças médicas e maternidade. O que não podemos permitir é uma dependência excessiva de contratos temporários. O ideal é manter 70% de professores efetivos e 30% provisórios”, explicou.
Detalhes do concurso
O concurso será um marco, com 2.500 vagas destinadas a professores em diversas áreas e, pela primeira vez, 500 vagas para professores especializados em educação especial. Além disso, há 500 vagas para profissionais administrativos de nível médio. “É uma oportunidade tanto para quem concluiu os estudos recentemente quanto para quem já está na carreira e deseja continuar contribuindo”, afirmou o secretário.
O salário inicial para professores, com carga de 30 horas, será de aproximadamente R$ 4.300, enquanto o de profissionais de nível médio administrativo será de R$ 2.600. Carvalho destacou que o Acre paga um salário 15% superior ao piso nacional, o que segundo ele, demonstra o compromisso do governo com a valorização da educação.
A convocação dos aprovados está prevista para fevereiro de 2025. Diferente de concursos anteriores, este não contará com cadastro de reserva, garantindo a imediata nomeação dos aprovados. “Estamos oferecendo um bom salário, acima do piso nacional, e criando oportunidades reais de emprego e desenvolvimento para o nosso estado”, concluiu o secretário.
As inscrições se iniciam nesta quinta-feira (3) a partir das 15h até as 21h59 do dia 29 de outubro. O governo espera uma alta demanda.