O Acre vai às urnas com 612 mil eleitores aptos a votar, neste sábado (6), um número superior ao registrado nas eleições de 2020, quando 561 mil eleitores participaram do pleito. O aumento de 9% é reflexo da regularização de cidadãos que estavam em situação irregular em 2020 e, ao se regularizarem, voltaram a fazer parte do eleitorado apto.
O estado terá 64 candidatos disputando o cargo de prefeito e 2.156 candidatos à Câmara de Vereadores, um número inferior ao das eleições municipais de 2020. Naquele ano, o estado teve 91 candidatos para a prefeitura e 2.874 para o cargo de vereador. A redução do número de candidatos à prefeitura foi de 29,6% e ao cargo de vereador 24,9%.
Entre os partidos, o Progressistas (PP) lidera com o maior número de candidatos à prefeitura, somando 18 nomes. Logo em seguida vem o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 8 candidatos. O Podemos e o União Brasil empatam na terceira posição, com 6 candidatos cada.
A capital Rio Branco, é a única que tem possibilidade de ter segundo turno. Isso porque, segundo as regras eleitorais, para que haja segundo turno, o município precisa ter mais de 200 mil eleitores aptos a votar, critério que apenas Rio Branco atende. As demais cidades do estado encerrarão o pleito ainda neste domingo, com a definição dos candidatos eleitos tanto para as prefeituras quanto para as câmaras de vereadores.
As votações se encerram às 15h, mas o resultado final deve ser divulgado até as 17h, horário em que uma média parcial já permitirá prever a necessidade ou não de um segundo turno em Rio Branco.
Com informações de Luan Rodrigo para TV Gazeta