Em coletiva de imprensa realizada na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) às 14h deste domingo (6), a Polícia Militar do Acre em conjunto com a Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública apresentou um balanço das ocorrências policiais registradas durante o dia de votação. Apesar de alguns incidentes, as eleições foram consideradas tranquilas pelas autoridades.
Ao todo, foram registradas 34 ocorrências no estado, entre as quais destacaram-se 18 casos de compra de votos e 10 de boca de urna. Sete pessoas foram presas em diferentes cidades do Acre, sendo uma delas em Tarauacá por compra de voto e outra em Acrelândia por transporte irregular de eleitores. Outros casos envolveram brigas e três flagrantes de pessoas jogando santinhos durante a madrugada, prática que também configura crime eleitoral.
Em Rio Branco, foram registradas quatro infrações, três delas por propaganda irregular e uma por violação do sigilo de votação, segundo o relatório apresentado pela Polícia Militar.
O presidente do TRE, que participou da coletiva, destacou a tranquilidade do processo eleitoral deste ano: “Fazia tempo que eu não via uma eleição tão tranquila, com pouquíssimas ocorrências”, afirmou. Ele reforçou que a organização e a colaboração dos eleitores e candidatos contribuíram para um pleito pacífico, apesar dos incidentes isolados.
Em resposta as supostas ocorrências em que organizações criminosas estavam impedindo a entrada de mesários para o local de votação, o TRE relatou que tudo foi “controlado” e as ameaças foram corrigidas.