A tempestade que atingiu Rio Branco, no último domingo (13), teve prejuízos significativos na cidade e afetou o fornecimento de energia elétrica para muitas famílias do estado. Ventos de até 80 km/h e intensa descarga atmosférica derrubaram árvores e objetos na rede elétrica, resultando em postes quebrados e cabos rompidos, causando transtornos em várias regiões.
De acordo com o diretor técnico Antônio Matos da Energisa Acre, aproximadamente 7% dos clientes em todo o estado foram afetados durante a tempestade. A empresa, que já monitorava as condições climáticas, ativou seu plano de contingência, triplicando o número de equipes para lidar com os reparos e minimizar os impactos. “Atuamos de imediato e já conseguimos reduzir o número de clientes afetados para menos de 1%”, afirmou o diretor.
Apesar do avanço nos reparos, o alerta para novas tempestades permanece. As equipes da Energisa continuam mobilizadas, mas a população é orientada a tomar medidas preventivas em casos de novas ocorrências. A empresa reforça a importância de desligar aparelhos eletrônicos e evitar contato com fios ou objetos próximos à rede elétrica. Em caso de emergências, a população deve entrar em contato pelos canais de atendimento da Energisa.