O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do 3º Grau no Estado do Acre (Sintest-AC) anunciou que os técnicos administrativos da Universidade Federal do Acre (Ufac) irão paralisar suas atividades nos dias 15 e 16 de outubro, em adesão à paralisação nacional. Embora os serviços administrativos sejam suspensos, a instituição garantiu que as aulas ocorrerão normalmente.
De acordo com o presidente do Sintest-AC, Alexsandro Obama, a motivação para a adesão ao movimento é a ameaça de quebra do Termo de Acordo de Greve 11/2024, principalmente em relação à regra de transição para capacitação, reposicionamento de aposentados, reconhecimento de saberes e competências (RSC), e o cargo amplo de Auxiliar em Educação.
A principal demanda dos servidores é o cumprimento integral do Termo de Acordo. “Caso não haja resposta positiva em relação à manutenção do acordo, há possibilidade de outras paralisações ainda este ano”, destacou Obama.
Durante a paralisação, serão realizados debates sobre os pontos ameaçados do acordo. No dia 15, haverá discussões sobre as cláusulas que correm risco de não serem cumpridas, e no dia 16, o foco será a Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS), com a eleição de seus membros.
O sindicato reitera que a paralisação afetará apenas os serviços administrativos, sem impactar diretamente as atividades acadêmicas.
Por: Danniely Avlis