No Dia Nacional da Vacinação, celebrado nesta quinta-feira (17), a Prefeitura de Rio Branco intensifica suas ações para conscientizar a população sobre a importância da imunização. A chefe de segurança epidemiológica da capital, Socorro Martins, em entrevista, destacou a queda preocupante na cobertura vacinal nos últimos anos e o esforço para reverter esse cenário.
“O Brasil era destaque em vacinação, mas nos últimos anos os dados não estão favorecendo a atual situação”, afirma Martins. Em Rio Branco, a baixa adesão às vacinas tem levado ao retorno de doenças antes controladas, como o sarampo, coqueluche e caxumba. A especialista chama atenção para o risco da paralisia infantil, alertando possível retorno da doença.
“Hoje [Quinta-feira, 17 de outubro] nós comemoramos esse Dia Nacional da Vacinação… É um ato para mostrar para a população que a vacina está aí, que ela existe e é eficaz. Qualquer pessoa a partir de seis meses pode ser vacinada.”, enfatiza. Ela lembra que, apesar da eficácia comprovada das vacinas, há uma luta constante para que a cobertura vacinal volte ao patamar desejado.
Entre as ações promovidas pela Prefeitura de Rio Branco, estão campanhas de vacinação em locais, como o Shopping Aquiri, onde equipes de saúde estão disponíveis para vacinar o público até 12h da tarde. “Neste momento, estamos fazendo uma ação hoje no Shopping Aquiri, vacinando as pessoas, e ontem estávamos na OCA, estamos nos movimentando para mostrar essas vacinações”, diz a chefe de segurança.
A campanha também visa ampliar a imunização contra a gripe, uma das prioridades no cenário atual, especialmente devido ao impacto das queimadas, que agravam síndromes gripais na população local. “O Ministério da Saúde liberou para Rio Branco vacinar todas as pessoas… Mesmo assim, a adesão é muito baixa”, afirma.
Entrevista realizada no programa Balanço Geral.