O governador do Acre, Gladson Cameli, publicou na manhã desta sexta-feira (18) uma nota de pesar nas redes sociais devido ao falecimento do fotojornalista Marcos Vicentti, conhecido amplamente pelo trabalho na fotografia e comunicação do estado. Vicentti, de 56 anos, estava internado na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e veio a óbito após sofrer três paradas cardíacas.
Em redes sociais, Cameli destacou o legado de Marcão, ressaltando o talento, profissionalismo e paixão pelo Acre. O fotojornalista, que foi ganhador de diversos prêmios ao longo da carreira, era uma referência tanto na fotografia quanto na promoção do turismo acreano, sendo conhecido pelas expedições fotográficas às belezas naturais do estado, como a Serra do Divisor.
Vicentti também foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Acre por muitos anos e era muito respeitado pela luta em defesa da categoria e pelo incentivo à formação de novos profissionais, ministrando cursos na capital e em outros municípios.
O velório de Marcos Vicentti será realizado na Capela I São João Batista, localizada na Avenida Antônio da Rocha Viana, ao lado da TV Gazeta, a partir das 8h desta sexta-feira.
Confira a nota do governador Gladson Cameli na íntegra:
É difícil expressar em palavras os sentimentos quando perdemos um amigo. Na madrugada desta sexta-feira, 18, perdemos um dos nomes mais expressivos do fotojornalismo acreano, o Marcos Vicentti, que agora descansa nos braços do Pai, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.
Não perdi um membro querido e amado da minha equipe. Perdi um amigo. Marcão era luz, paz, serenidade. Nós fazíamos bem tê-lo por perto.
Os bons morrem cedo e o Marcão deixa um legado de muito trabalho, respeito, honra, integridade e luta na defesa dos jornalistas acreanos, foi inclusive presidente do sindicato da categoria por muitos anos.
Referência quando o assunto era fotografia, Marcão ganhou diversos prêmios, entre eles a Medalha Nacional da Revista Fotografe Melhor 2021. Mais recentemente, no dia 15 de outubro, ficou em terceiro lugar no Prêmio Ampla Amazônia de Jornalismo na categoria Digital, onde ele e outros dois colegas concorreram juntos em meio a mais de 100 trabalhos inscritos.
Marcão também foi uma referência no turismo acreano. Sua luta para mostrar as belezas naturais do nosso Acre também será sempre lembrada. Ele amava esse estado e fazia questão de ajudar quem trabalhava no turismo, por meio da fotografia. Também era muito conhecido por realizar expedições à Serra do Divisor, alavancando o turismo acreano.
Também não podemos esquecer que nosso amigo Marcão formou diversos profissionais no ramo da fotografia, por meio de cursos que promovia na capital acreana e em outros municípios, contribuindo para o crescimento desse setor tão importante.
Aos seus colegas da Secretaria de Comunicação e de todos os veículos de imprensa do Acre, expresso o meu mais profundo pesar por sua morte.
À sua esposa Valéria, aos filhos, netos e demais familiares, minhas condolências e orações para que o Senhor nosso Deus possa consolá-los neste momento de dor e sofrimento.
A todos os amigos do Marcão, desejo força, luz, paz e amor, na certeza de que ele lutou o bom combate, cumpriu a carreira e guardou a fé.
O velório será na Capela I São João Batista, situada na Avenida Antônio da Rocha Viana, ao lado da TV Gazeta, a partir das 8h.
Gladson de Lima Cameli
Governador do Acre