O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu no gabinete nesta quarta-feira (27), a diretora do Google For Education no Brasil, Marici Marchini, para uma reunião com objetivo de marcar um avanço na educação municipal.
O encontro abordou a ampliação da parceria com a Big Tech e o cronograma de implantação da plataforma Google For Education na rede municipal de ensino.
“Nossa filosofia é baseada em três pilares: ferramentas digitais para professores e alunos, equipamentos projetados para uso educacional e recursos digitais. Além disso, o foco é sempre a colaboração, engajamento e a transformação de dados em informações estratégicas para a gestão educacional.”, afirma Marchini.

A plataforma, adotada com sucesso em países como Estados Unidos e nações europeias, beneficia não apenas os estudantes, mas também professores e responsáveis. Ela é vista como uma ferramenta para potencializar a qualidade da educação, garantindo acesso a métodos inovadores de ensino e aprendizagem.
Além disso, Rio Branco pode estar a caminho de um marco histórico: tornar-se a primeira capital brasileira e a primeira cidade do Norte do país a obter o Selo Cidade Educadora, concedido pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). Atualmente, apenas 34 municípios brasileiros integram a lista de cidades educadoras, sendo Rio Branco uma forte candidata a somar-se ao grupo.
Selo Cidade Educadora
O Selo Cidade Educadora é uma distinção destinada a municípios que promovem a educação como eixo central da vida dos habitantes. Para obter o reconhecimento, é necessário implementar e comprovar iniciativas que assegurem:
– A formação integral da população;
– O acesso igualitário a oportunidades de aprendizado, lazer e desenvolvimento pessoal;
– A valorização da diversidade cultural e social.

“Rio Branco pode se tornar a primeira capital do país e a primeira cidade da região Norte a ser reconhecida como município de referência pelo programa Google for Education. É uma jornada desafiadora e significativa.”, finaliza a diretora.
A celebração do Dia da Cidade Educadora, em 29 de novembro, reforça a relevância dessa conquista, incentivando municípios a aderirem a ações que integrem educação, cultura e cidadania.